ASSOCIAÇÃO DE MULHERES AMIGAS DE JOVA RURAL: setembro 2010

29 setembro 2010

DIA INTERNACIONAL DO IDOSO




PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO

              O NCI Jova Rural preparou uma programação muito especial para o mês de Outubro - mês que marcamos o Dia Internacional do Idoso, com objetivo de incentivar o envelhecimento ativo e contemplando seus aspectos biopsicosociais.
             Este mês contamos com  novas oficinas e eventos que estimulam a socialização, o resgate da memória cultural e o fortalecimento do seguimento através do conhecimento de seus direitos, como meio de garantir seu pleno exercício da cidadania.

Confira nossa Programação Especial





Contamos com sua participação!

13 setembro 2010

Fórum do Idoso

No de mês de agosto o Fórum do Idoso contou com a presença do Sr. Luiz Carlos da Silva e a Sra. Jeane Santos Silva - ambos representantes do departamento de capacitação da Sambaíba - uma das empresas de transporte público que atende a região do Jaçanã/ Tremembé.

Foi um momento relevante, no qual a troca de informações entre empresa e idosos foi muito proveitoso. Foram esclarecidas as ações que esta empresa vêm desenvolvendo na busca da qualidade de serviço oferecido.

Os participantes do Fórum do Idoso entregaram em mãos aos representantes da Sambaíba e da Subprefeitura do Jaçanã/ Tremembé, a pesquisa sobre o grau de satisfação do atendimento no transporte público, assim como puderam esclarecer suas dúvidas e relatar as necessidades de melhorias, principalmente no atendimento à pessoa idosa e sua acessibilidade.

O Sr. Luiz se comprometeu à repassar este documento e a experiência relatada pelos idosos aos demais profissionais da Sambaíba com o objetivo de adequar e otimizar o serviço.

Contamos com sua participação no próximo encontro, para assim reforçarmos o exercício pleno da cidadania do idoso.


Participe!

01 setembro 2010

SOCIODRAMA EU, TU, ELES

SOCIODRAMA EU, TU, ELES - A CONSTRUÇÃO DO SABER COLETIVO


Por Diego Miguel¹ , Helio Pereira de Paula² e Paula Lima Freire³


O Núcleo de Convivência para Idosos Jova Rural, serviço da Associação de Mulheres Amigas de Jova Rural em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, tem como objetivo desenvolver ações que preconizam o envelhecimento saudável por meio de atividades sócio culturais, oficinas e palestras, contribuindo assim com a inclusão, socialização, protagonismo e a valorização cultural da pessoa idosa.

O NCI Jova Rural conta com a participação de aproximadamente 150 idosos inscritos, dispondo de uma programação diversificada de atividades que além de contemplar os aspectos biopsicossociais do envelhecimento visam fortalecer o vínculo sócio familiar, contribuindo assim com o fortalecimento da rede de suporte social do idoso, preservando sua independência e estimulando sua autonomia.

Como evento integrante da programação de atividades do mês de abril, os idosos do serviço tiveram a oportunidade de assistirem ao filme: “EU, TU, ELES” na Cinemateca Brasileira, atividade proposta pelo Programa Cine Maior Idade.

Considerando a relevância da participação dos idosos neste conceituado programa que tem o objetivo da inserção sociocultural utilizando como instrumento a linguagem cinematográfica, no dia 08 de abril os idosos participaram do Sociodrama Eu, Tu, Eles.

“Segundo Moreno (1934), o sociodrama é um método de ação que trata relações inter-grupais e ideologias coletivas, é um Método de Pesquisa-Ação que envolve os participantes na análise e na transformação de suas questões, em clima espontâneo e seguro - de pouca persecutoriedade, trabalhando temas grupais e problemas comuns que emergem no grupo e passam a ser dramatizados na busca soluções, gerando ‘insights’, catarse e maior flexibilidade nos valores e nas crenças dos participantes. Também cria projetos coletivos para serem realizados na vida real.” .

Este método foi escolhido para atender a demanda do NCI Jova Rural em promover entre os idosos uma reflexão sobre o filme “EU, TU, ELES” e demais temas suscitados pelo filme. Foi realizado por seis psicólogos psicodramatistas, coordenados por Helio Pereira de Paula e Paula Lima Freire – também mentores da Oficina de Auto Conhecimento - atividade regular na programação do NCI Jova Rural.

A partir de depoimentos e questões colocados pelos idosos relativos ao filme, o Sociodrama propôs jogos e vivências coletivas que deram origem a cenas dramáticas baseadas em suas lembranças do passado, favorecendo a relação entre vida cotidiana, memória histórica, autobiográfica e história fictícia (inventada), possibilitando ao idoso sua transformação no ‘aqui e agora’, no seu tempo presente.

Os principais temas que foram sugeridos e refletidos pelo grupo de idosos foram: o ambiente – sertão nordestino, as atividades – o trabalho no canavial (plantio e colheita, cuidados domésticos), as relações afetivas (relação conjugal: afeição, amor, sexo, traição, conformidade e interesse), gravidez (adolescência e abandono) e filhos.

Para ilustrar o trabalho realizado, foi produzido um vídeo por ocasião da II Mostra Cultural do NCI Jova Rural no mês de julho, que conta uma história criada coletivamente pelos idosos, de forma espontânea (no momento do encontro, sem ensaio), a partir da sensibilização realizada nos encontros com o grupo.

O vídeo retrata o tema “gravidez na adolescência”, tema que corrobora com a realidade de alguns idosos e de suas famílias. O filme teve muita repercussão e provocou muita inquietação, tanto no grupo atuante quanto no público que assistiu ao vídeo.

O sociodrama constrói soluções coletivas e de senvolve a criatividade e a espontaneidade, favorecendo a transformação das questões individuais.

¹ Artista plástico espec. em Linguagens da Arte e Gerontologia/ USP, coordenador do NCI Jova Rural.
² Psicólogo, espec. em Psicodrama - Sedes Sapientae, coordenador da Oficina de Auto Conhecimento.
³ Psicóloga, espec. em Psicodrama - Sedes Sapientae
SERVIÇO

Núcleo de Convivência para Idosos Jova Rural

R: Roberto Lanari, 998 – Jova Rural

Fone: 11 2249 5595

e-mail: ncijovarural@gmail.com

www.amigasdejovarural.blogspot.com