ASSOCIAÇÃO DE MULHERES AMIGAS DE JOVA RURAL: maio 2010

25 maio 2010

24 DE JUNHO - DIA INTERNACIONAL DE PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS

O declínio das taxas de natalidade e o aumento da expectativa de vida proporcionou um novo cenário em nossa sociedade: o crescimento da população idosa, motivo que leva a saúde pública à novos desafios, e com isso, a necessidade de campanhas informativas e de prevenção para a pessoa idosa.

No processo de envelhecimento consideramos senescência todo fenômeno natural, tais como as limitações decorrentes das perdas das capacidades funcionais do indivíduo. Dentre as limitações, as físicas são as que causam maior dependência nessa fase da vida.

Entre os eventos geradores de limitações ocorridos com os idosos encontram-se as quedas, responsáveis por dois terços destes acidentes, por isso a necessidade da prevenção, uma vez que a reabilitação no idoso é lenta e o tratamento muito oneroso à saúde pública.

Segundo pesquisa da professora Mônica Perracini realizada com um grupo de 1667 idosos, constatou-se que 29% dos idosos brasileiros caem ao menos uma vez ao ano e 13% apresentam quedas recorrentes. No acompanhamento durante dois anos somente 52% dos idosos não relataram nenhum evento de quedas.

Com isso, a ONG inglesa Help the Aged (Ajude o Idoso), baseada em dados locais, teve a iniciativa de criar no dia 24 de junho de 2008 o Dia Nacional de Prevenção de Quedas de Idosos.

Sendo esse um tema relevante à manutenção da saúde e bem estar do idoso e pela importância da atenção primária na prevenção das comorbidades relacionadas ao envelhecimento, o NCI Jova Rural estará promovendo neste mês uma palestra sobre Envelhecimento Ativo e sua importância para a promoção de uma melhor qualidade de vida.
 
Neste dia, também, será lançado o folder "Quedas? Por que me preocupar?", um material para conscientizar os idosos sobre o perigo das quedas e como adequar sua casa para evitar estes riscos.
 
Participe!
 
  
*trecho do artigo escrito por Diego Miguel, Daniela Nascimento e Silvio Alabarse (2009)

PROGRAMAÇÃO DE JUNHO - NCI JOVA RURAL

Em clima de COPA DO MUNDO, o Núcleo de Convivência para Idosos Jova Rural preparou uma programação especial!

Durante o mês de junho serão transmitidos jogos da copa ao vivo em um telão! Afinal, torcer juntos é muito mais divertido!  


Ainda neste mês, teremos a Festa Junina Interativa com a participação dos idosos do NCI e das crianças do CCA Jova Rural. Evento coordenado pela Musicoterapeuta Ana Carolina Domingos, que tem por objetivo estimular a troca de saberes e o fortalecimento cultural, como meio de resgatar as histórias e tradições que marcam esta festividade.



PARTICIPE!

CRIANÇAS E ADOLESCENTES VISITAM O METRÔ DE SÃO PAULO



Aproximadamente 100 crianças e adolescentes do CCA Jova Rural, tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Controle Operacional do sistema de Metrô da cidade de São Paulo no dia 14 de maio de 2010.

Divididos em duas turmas (manhã e tarde), as crianças excurcionaram da estação Tucuruvi até a estação Vergueiro, e nesta puderam conhecer a realidade dos profissionais destes meios de transportes, receberem as dicas de segurança e de funcionamento do equipamento.


DIA DAS MÃES NO CCA JOVA RURAL


No dia 08 de maio o Centro para Criança e Adolescente Jova Rural homenageou as mães de todos educandos com um evento muito especial, que favoreceu a aproximação e afetividades entre mães e filhos.

Ao som da música Sinônimo do Amor, conhecida na voz de Bruno e Marroni, as mães se emocionaram com a apresentação do Coral formado pelas crianças.

Após a apresentação das educandas Aline e Eduarda que propuseram uma reflexão cantando a música Aos Olhos do Pai (composição de Aline Valadão), todas as mães receberam um presente de seus filhos e juntos participaram de uma confraternização com comes e bebes. 


Equipe CCA Jova Rural

06 maio 2010

BELEZA E AUTO ESTIMA entre gerações

Com o objetivo de estimular o autocuidado e fortalecer a autoestima, a Associação de Mulheres Amigas de Jova Rural em parceria com Crisálida - Núcleo de Transformação Humana, estará promovendo no dia 24 de maio das 10h30 às 15h30 o projeto Beleza para a Vida.

Contando com a equipe da conceituada rede de salões de beleza Jacques Janine, neste dia, os participantes de todos os serviços da Associação de Mulheres e demais pessoas da comunidade, terão a oportunidade de ressaltar sua beleza com Corte de Cabelo e Escova, Maquilagem, Manicure e dicas de cuidados estéticos.

Para participar deste evento é necessário agendar o horário na Secretaria da Associação.

Faça já sua inscrição!

LOCAL: ASSOCIAÇÃO DE MULHERES AMIGAS DE JOVA RURAL
R: Roberto Lanari, 998 - Jova Rural
Informações: 11 2249-5595

03 maio 2010

FÓRUM DO IDOSO

No primeiro encontro em 2010 do Fórum do Idoso da região Jaçanã/ Tremembé, que aconteceu no mês de abril, contamos com aproximadamente 70 pessoas, entre idosos, profissionais da rede socioassistencial, representantes do poder público e de serviços específicos para este segmento.

O encontro foi coordenado pelos conselheiros municipais Sr. Marcel Thomé e Sr. José Américo. Contamos com a participação de Sandra Gomes, que falou sobre a importância dos encontros do fórum do idoso como meio de reforçar o papel do cidadão na construção de uma comunidade mais acessível e sensível às questões do envelhecimento. A também conselheira na região central Maria Russo, participou deste encontro relatando sua experiência na conquista dos direitos da pessoa idosa.

A Fundação Mapfre também se fez presente com o projeto Com Maior Cuidado. Houve a distribuição dos guias explicativos e a contextualização dos cuidados para evitar acidentes domésticos que podem implicar nos principais fatores do envelhecimento ativo.  
Esta tarde foi um marco na história da cidadania do idoso desta região.

Por este motivo, convidamos à todos para somarmos forças na construção desta sociedade!

Venha participar do próximo encontro que acontecerá no dia 21 de maio às 14h.

Local: Centro de Integração da Cidadania - CIC Norte
R: Ari da Rocha Miranda, 36 - Jova Rural
Informações: 11-2249-5595 

UNIDOS CONTRA A GRIPE

O NCI Jova Rural, em parceria com a UBS Vl. Nova Galvão promoverá no próximo dia 13 a partir das 09h a vacinação contra a gripe em idosos e do vírus H1N1.

Vamos fazer parte desta campanha!

Participe!


PROGRAMAÇÃO DE MAIO

Neste mês, contamos com várias atividades diferenciadas, dentre elas a parceria com o Programa de Reabilitação do Equilibrio Corporal e Inclusão Social da UNIBAN que promoverá no próximo dia 06 às 14h, uma palestra (sensibilização) para os idosos do serviço alertando os principais sintomas das síndromes vestibulares (tonturas, vertigem, quedas, etc).

Após esta palestra será feita a triagem dos idosos que sentem os principais sintomas deste distúrbio e o encaminhamento para o devido tratamento.

Contamos com sua participação e divulgação!